News
#PartiuPensar 133 – A preocupação de Nietzsche
Neste podcast: Clóvis de Barros explica como Nietzsche via os indivíduos fortes e fracos, e de que forma essa relação afeta a sociedade.
O mundo constrói a arte
Artistas são “gente como a gente”, sentem o que acontece ao seu redor e são afetados diretamente pelo contexto em que estão inseridos
Um povo sem memória é um povo sem futuro
O título remete à uma inscrição pintada numa das arquibancadas do Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago, no Chile: un pueblo sin memoria es un pueblo sin futuro. A frase está ali em memória aos oposicionistas que resistiam à ditadura de Pinochet, que eram concentrados e torturados naquele estádio.
Inédita Pamonha 230 – O que é isso?
Neste podcast: Clóvis de Barros fala sobre a formulação de conceitos que nos permitem identificar as coisas do mundo.
Você poderia ser uma matemática
Eu nunca decidi conscientemente que a ciência era o meu caminho. A primeira vez que pude decidir sobre quais assuntos eu gostaria de estudar…
#PartiuPensar 132 – Acostumados a desconfiar
Neste podcast: Clóvis de Barros fala sobre como a vida na sociedade contemporânea muitas vezes aumenta a desconfiança nas relações interpessoais.
Como escrever um currículo perfeito
O que favorece um encontro bem-sucedido? A primeira lição é lembrar do famoso ditado: a primeira impressão é a que fica
#PartiuPensar 131 – Reflexão sobre o tomate
Neste podcast: É fruta ou não é? Clóvis de Barros usa o exemplo do tomate para falar sobre conceitos e ideias universais.
A série que cozinha a vida em um lanche
Você gosta de comer em restaurantes legais? E de cozinhar, acha divertido? Então veja esta situação…
Inédita Pamonha 229 – O sofrimento de Poe
Neste podcast: Clóvis de Barros propõe uma reflexão baseada na compreensão do sofrimento segundo o autor e poeta Edgar Allan Poe.