Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti
“A leitura deve ser uma das formas da felicidade. […] Eu lhes aconselharia que lessem muito, que continuassem buscando uma felicidade pessoal, um gozo pessoal. É o único modo de ler.”
Jorge Luis Borges
A ética faz parte de nossa condição humana, da definição de quem realmente somos. Nosso caráter se revela quando temos que tomar uma atitude.
O homem precisa pensar antes de agir. Macacos, aves, peixes e borboletas não precisam fazer escolhas para viver. Simplesmente seguem seus instintos como a natureza os programou. Não possuem dilemas morais, somente respostas automáticas para as dificuldades que se apresentam.
O homem não nasce pronto, nem vem ao mundo com um manual de instruções. Nasce despreparado para existir. Não temos habitat natural, nem instinto que oriente as relações sociais. Diante dessa terrível constatação, muitos tentam se iludir sobre uma possível superioridade humana ou sobre uma origem comum com um ser onipotente e imortal.
Na saga cotidiana, muitas são as possibilidades de escolha e poucos os caminhos fáceis para seguir. Como não sabemos as respostas a priori, as chances de errar são grandes. Só temos nossa pequena razão como guia frente às adversidades.
O homem se define para os outros através de suas escolhas e atitudes. O discurso que fazemos sobre nós é ineficaz perante nossas ações. Dizer-se pontual e não chegar no horário, ou se definir como diplomata e depois brigar, revela dissonância entre discurso e prática. E, no final, sabemos que as ações contam mais do que palavras. Vitória da ética sobre o marketing pessoal.
Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XIII, editora Vozes, 2013.
Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]