Por Marcella Erédia e Natasha Lima

Não é segredo que um bom filme é capaz de transformar vidas. O cinema é tão poderoso que pode influenciar tendências, popularizar profissões e fomentar as mais diversas mudanças.

Nesta edição, o Cine Sofá traz duas histórias inspiradoras e capazes de instigar autorreflexões profundas em seus telespectadores.

O que está faltando para você alcançar aquela promessa de ano novo? Talvez algum desses filmes te ajude a encontrar um caminho.

A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Direção: Ben Stiller.
Elenco: Ben Stiller (Walter Mitty), Kristen Wiig (Cheryl Melhoff), Shirley MacLaine (Edna Mitty), Adam Scott (Ted Hendricks) e Sean Penn (Sean O’Connell).
Disponível em: YouTube e Google Play.

O filme conta a história de Walter Mitty, o responsável pelo departamento de negativos da revista Life, uma das publicações fotográficas mais importantes do mundo.

Walter é um funcionário exemplar. Um homem tímido e responsável que, apesar de se imaginar em diversas aventuras, vivia uma vida simples, limitado ao seu próprio habitat.

Em meio a um período de reestruturação da Life, Walter recebe um pacote especial de negativos e percebe que uma das imagens estava faltando.

Isso se torna um grande inconveniente, pois se tratava justamente da foto que estamparia a capa da última edição impressa da revista.

Determinado a concluir o seu trabalho, Walter parte em uma viagem em busca de Sean O’Connell, um fotógrafo renomado e o autor da foto perdida.

Para encontrá-lo, Walter é forçado a superar os próprios limites. Embarcar para países estrangeiros, se aproximar da colega de trabalho, Cheryl, e agir como um verdadeiro aventureiro. Naturalmente, depois dessa experiência ele nunca mais seria o mesmo.

A Vida Secreta de Walter Mitty é uma história inspiradora sobre sair da zona de conforto. Um olhar otimista para as mudanças e adversidades que enfrentamos. A esperança de um novo começo para quem não pretende desperdiçar a vida.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Direção: Peter Weir.
Elenco: Robin Williams (John Keating), Ethan Hawke (Todd Anderson), Robert Sean Leonard (Neil Perry), Josh Charles (Knox T. Overstreet) e Gale Hansen (Charlie Dalton).
Disponível em: YouTube, Google Play Filmes e Netflix.

O filme se passa em 1959 e narra a história de John Keating, um professor de literatura que, ao chegar na Academia Welton para meninos, uma escola tradicional dos EUA, adota métodos nada ortodoxos para ensinar aos seus alunos lições valiosas de vida.

Sr. Keating (como é conhecido pelos alunos) utiliza da poesia para aguçar a criatividade e o senso crítico e faz com que eles saiam da zona de conforto. Como é de se esperar, rapidamente os alunos se sentem envolvidos pelas aulas, e os métodos não tradicionais passam a incomodar pais, diretores e outros professores que valorizam o ensino rígido e conservador.

No decorrer da história, são inseridas reflexões sobre o sentido da vida, a importância de valorizar as emoções e os desejos e a busca por realização pessoal. Com o lema “Carpe Diem”, o professor traz à luz a ideia de viver e aproveitar o agora. Em um dos trechos ele cita: “Carpe diem. Aproveite o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias.”.

Sociedade dos Poetas Mortos é um filme atemporal. Ele mostra o papel de transformação da arte e da leitura e nos inspira a enxergar a vida como uma eterna descoberta, muito mais que uma rotina de “liga e desliga”. Representa a liberdade de pensamento e a procura constante pela felicidade genuína.

Share: