Por Ronaldo Campos
Você sabia que os dias da semana se originam dos deuses escandinavos?
As ilhas britânicas eram a colônia mais distante de Roma, a mais setentrional, e tinham sido conquistadas até a Caledônia, atual território escocês, onde vivia um povo chamado pictos, de origem celta. Ao sul viviam os pictos cristãos e os romanos que eram separados dos pictos do norte pela muralha de Adriano.
Nas cidades, as pessoas cultas falavam latim e as classes baixas falavam diversos dialetos gaélicos. Os celtas eram um povo que ocupava os territórios da Bélgica, Bretanha, França, Ibéria, Suíça e Tirol. A mitologia que possuíam foi apagada pelos romanos e por diversos outros invasores bárbaros, salvo nos territórios de Gales e na Irlanda.
No ano de 476 d.C., Roma se desintegra por completo e retira as legiões da Bretanha. Esse acontecimento foi importantíssimo, pois deixou os celtas cristãos expostos aos ataques dos pictos do norte e pelos saxões a leste — também conhecidos como piratas ou “germanos do mar”, que não faziam parte da Germania de Tácito. Ocorre então que um chefe celta cristão, Britano, ao ver que estava ameaçado pelos piratas, a leste, e pelos pictos do norte, chamou os “Germanos” (agora sim, a Germania de Tácito) para que o ajudasse na luta contra os invasores.
Nessa época, os “Germanos”, a Germania de Tácito, eram constituídos por uma série de tribos com diversos governos e que falavam dialetos similares. Mais tarde, deram origem às atuais línguas dinamarquesa, alemã e inglesa. Tinham mitologias comuns, das quais os nomes dos deuses escandinavos deram origem aos dias da semana e que mais tarde foram traduzidos para o latim: “Monday”, lunes (segunda-feira), dia da Lua, “moon”; “Tuesday”, martes (terça-feira), dia de Marte, deus germano da guerra e da glória; “Wednesday”, miércoles (quarta-feira), dia de Mercúrio ou deus Woden em inglês; “Thursday”, jueves (quinta-feira), o dia de Júpiter ou deus Tor da mitologia escandinava; “Friday” é o dia da deusa da beleza, chamada Vênus, Frig em inglês; “Saturday” é o dia do deus Saturno; e, “Sunday” domenica (domingo), dia do Sol.
Referência bibliográfica
BORGES, Jorge Luis, Curso de literatura inglesa. Martins Fontes. São Paulo, 2002.