Por Gustavo de Oliveira

Muitas obras retratam a fragilidade das relações de amizade entre homens. Seja no cinema, na literatura ou no teatro (e até mesmo na vida real), é evidente a dificuldade que eles têm em lidar com seus sentimentos e o impacto que essas emoções têm em suas relações interpessoais. Nos videogames, isso não seria diferente, como demonstra Mafia: Definitive Edition, uma releitura do clássico do PlayStation 2, produzida pelo estúdio Hangar 13.

Neste jogo, acompanhamos a história de Tommy, um taxista que vive nos Estados Unidos na década de 1930. Assim como muitos à sua volta, ele está sem dinheiro. A crise de 1929 devastou a economia e complicou a vida de toda a sociedade americana, levando Tommy a encontrar no crime a única solução para sobreviver. Esse rumo inesperado ocorre quando, durante um dia de trabalho, ele ajuda dois membros da máfia italiana a escaparem de uma emboscada promovida por uma família rival.

Mafia: Definitive Edition vai além de uma narrativa sobre crime organizado e disputas por controle do mercado de bebidas alcoólicas. O jogo propõe uma reflexão sobre como a falta de comunicação pode levar as relações masculinas à autodestruição. Para envolver o jogador nessa trama, ele aposta em uma estrutura linear e tradicional, que conduz o jogador a mergulhar no círculo fechado da máfia italiana e nas complexas relações entre seus membros.

O jogo demonstra que o crime organizado não é apenas um meio de sustento para seus personagens, mas também um espaço de socialização. Nesse contexto, cada indivíduo encontra formas de se expressar, tanto individual quanto coletivamente. A posição social dentro da máfia proporciona a seus integrantes sentimentos intensos, como autoestima e poder. Em um cenário de crise financeira, moral e social, ter dinheiro significa não precisar mais se sujeitar aos caprichos de outros. Nesse mundo, força e influência são caminhos diretos para a autoconfiança.

No entanto, mais do que os aspectos sociais, a vida criminosa transforma também a maneira como Tommy constrói seus relacionamentos. Sam e Paulie, os dois homens que ele salvou da emboscada, tornam-se mais do que colegas de trabalho: eles criam um laço de irmandade e identificação mútua. As vivências compartilhadas, as dinâmicas do mundo do crime e as pressões da instabilidade social fortalecem ainda mais esses vínculos. Contudo, mesmo diante desse elo poderoso, as chances de tudo dar errado permanecem altas.

Afinal, homens que constroem grande parte de sua autoestima e sentimentos sobre bases como dinheiro e violência encontram dificuldades em estabelecer relações saudáveis. Resolver conflitos por meio da violência pode funcionar com adversários, mas o que acontece quando o conflito é com um amigo?

Para descobrir, você precisará jogar Mafia: Definitive Edition. Este é um jogo que entrega muito mais do que aparenta à primeira vista, oferecendo uma narrativa rica e reflexiva sobre temas que vão além da superfície.


Gustavo de Oliveira
Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca e técnico em administração. Redator desde 2018 com experiência em música e jogos.

Imagens: wall.alphacoders/divulgação
Share: