Texto | ANDERSON BORGES COSTA

Você gosta de histórias que fazem seu nível de adrenalina subir aos céus? Ação, suspense e até amor, tudo temperado com um humor que fará você rir a cada página? Se respondeu sim a essas perguntas, então recomendo aqui um livro que vai deixar você bastante satisfeito(a): é o romance Sinuca de bico, escrito pelo autor americano contemporâneo Josh Bazell.

Este livro tem um quê de O Poderoso Chefão, só que mais engraçado. Tem uma pitada de Família Soprano, só que com mais ação. Tem o tempero de um filme do Tarantino, só que mais sensual.

Josh Bazell é formado em Letras pela Universidade Brown, portanto, um escritor que conhece os caminhos da escrita. Só que ele é um sujeito inquieto. Além de ser formado em literatura, Bazell é também médico, graduado pela Universidade da Califórnia, em San Francisco. E é justamente misturando as palavras com a medicina que Bazell escreve este Sinuca de bico.

Temos aqui a história de Peter Brown, um médico que trabalha em um hospital de baixa qualidade em Nova York. Lá, ele precisa salvar a vida de um paciente mafioso; caso contrário, a vida do próprio Brown correrá risco. A vida alheia é o fio de sua vida. Peter Brown parece ir na direção do salvamento do outro, mas, quanto mais caminha para o outro, mais ele percebe que está indo em direção a si. E se surpreende com as revelações que recebe de mafiosos e assassinos.

O humor leve e sarcástico de Josh Bazell traz também uma forte crítica ao sistema de saúde dos Estados Unidos, que faz os brasileiros sentirem orgulho do SUS. Ler Sinuca de bico pode fazer bem à saúde. Boas leituras!

Sinuca de bico, de Josh Bazell
Editora Rocco

 

 

 

 

 


Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela Universidade de São Paulo. Professor de Português e Literatura na Escola Internacional St. Nicholas. Escritor, autor dos romances Professoras, Rua Direita e Avenida Paulista, 22, do livro de contos O livro que não escrevi e de peças teatrais.

Diagramação | RONALDO CAMPOS
Foto capa | Mahdi Rezaei/Unsplash

Share: