Texto | RONALDO CAMPOS

No auge da pandemia da Covid-19, a empresa Hill House Home lançou o vestido Nap Dress. Fundada em 2016, começou vendendo artigos de cama, mesa e banho, mas em pouco tempo se transformou em um novo conceito de moda ao lançar o Nap Dress. Seu design é inspirado na bata da década de 1950 só que com apelo moderno e universal. Não demorou muito para que o vestido — agora com mais de 50 modelos — se tornasse viral nas redes sociais e presente em muitos armários ao redor do mundo.

“Nosso grande crescimento aconteceu de 2019 a 2020 — bem no meio da pandemia”, disse a CEO Nell Diamond. Desde então, a empresa vendeu mais de um milhão de vestidos Nap, expandiu-se para outras categorias, como agasalhos e moda praia, e abriu cinco lojas físicas nos Estados Unidos. O alcance da marca também se expandiu para outros varejistas norte-americanos, como a Shopbop e Saks.

No começo não foi fácil e a empresa enfrentou muitos desafios. Um dos mais difíceis foi administrar as incertezas da cadeia de suprimentos durante a pandemia e consequentemente dimensionar as operações para atender o aumento da demanda. As pequenas empresas lutam para se destacarem no meio da incerteza econômica e a Hill House é um excelente exemplo da importância da adaptabilidade e da construção de ligações fortes com os consumidores. “Tivemos os melhores resultados na história da empresa”, disse Diamond. “O negócio continuou a crescer, superando até mesmo nossos planos otimistas.”

O amor de Diamond pela moda começou cedo, durante sua adolescência, enquanto frequentava a American School em Londres, Reino Unido. Depois de se formar na Universidade de Princeton, ela foi trabalhar em uma empresa financeira. Porém, ela rapidamente percebeu que sua paixão era o varejo. “Sempre fui atraída pelo varejo”, diz ela. “Eu ‘roubava’ os documentos de pesquisa sobre ações dos meus amigos para saber o que as empresas estavam fazendo no setor de varejo. Percebi que essa coisa que começou como um prazer culposo — amar a moda — acabou se tornando uma oportunidade de carreira viável.”

Diamond supervisiona todos os aspectos do negócio, desde a estratégia de crescimento até a direção criativa. Um dos conselhos mais importantes que ela dá é manter o foco nas vendas. “Lembro-me de nos primeiros dias comparar a minha empresa com outras marcas e pensava: Deveríamos ter feito isso e deveríamos ter feito aquilo, e por que não podemos fazer isso?”. Senti que começamos a deslanchar quando consegui desligar esse ruído da minha cabeça e me concentrar no que estava acontecendo com a gente e em como tornar isso o melhor possível. “Eu me desconecto de pessoas que têm sentimentos negativos. Eu sempre falo sobre ativar o botão desliga na vida real também, se algo ou alguém não for bom para você, desligue-o!”.


Fonte: BBC Business | 29/11/2024
Diagramação | RONALDO CAMPOS
Foto de R N/Unsplash

Share: