Por Anderson Borges Costa
Você acredita em numerologia? Acha que os números têm poder? Mesmo que tenha respondido não às perguntas anteriores, é possível observar que o número 3 tem algumas características curiosas. Por exemplo, o 3 é considerado como a união entre o corpo, o espírito e a mente, o que, de acordo com certas visões esotéricas, sugere simbolizar o equilíbrio. No entanto, é o número 3 justamente que provoca desequilíbrio e conflitos no belo filme Lendas da Paixão, lançado há quase 30 anos (ops, olha o número aí de novo!).
Com um elenco estrelado, Lendas da Paixão marca o apogeu da beleza de um dos mais atraentes atores que Hollywood entregou ao público. Aqui, Brad Pitt é um dos três irmãos cuidados pelo pai, personagem de Anthony Hopkins, que não conta com o apoio da esposa na tarefa de criar os filhos. Três irmãos que traçam três destinos não paralelos, que se cruzam e, por isso, provocam cicatrizes e ferimentos incuráveis.
Alfred (Aidan Quinn) é o irmão mais velho, o mais reservado. O caçula é Samuel (Henry Thomas), o mais frágil e, por isso, protegido pelos dois irmãos. Tristan (Brad Pitt) é o irmão do meio, o mais independente, o mais diferente, que se mete entre os indígenas e desenvolve um espírito aventureiro. Quando Samuel traz para o rancho do pai sua noiva Susannah (Julia Ormond), a harmonia e o equilíbrio existentes na casa se desfazem, e o enredo passa a mostrar uma difícil convivência entre os irmãos, pois os três se encantam por Susannah, que corresponde ao amor de um deles. Pronto, está pavimentado o caminho para a paixão e o ciúme, o que pode resultar em tragédia.
A história se passa no interior rural dos EUA, no deserto, e cobre desde o início dos anos 1900, passando pela Primeira Guerra Mundial e pela Lei Seca. Tudo isso colorido por uma bela e oscarizada fotografia, cujo cenário revela personagens apaixonados e conflitos que só três irmãos são capazes de enfrentar. No título original, Legends of the Fall, há a possibilidade de ler-se “Lendas do Outono” ou “Lendas da Queda”, o que dá um tempero mais interessante à história. Mas Lendas da Paixão ficou de bom tamanho em português. Segure-se no sofá, pois cinema é movimento.
Lendas da Paixão (Legends of the Fall, 1994)
Direção: Edward Zwick
Estados Unidos
Elenco: Anthony Hopkins, Brad Pitt, Julia Ormond, Aidan Quinn, Henry Thomas
Clique AQUI para assistir ao trailer.
Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela Universidade de São Paulo. Professor de Português e Literatura na Escola Internacional St. Nicholas. Escritor, autor dos romances Professoras, Rua Direita e Avenida Paulista, 22, do livro de contos O livro que não escrevi e de peças teatrais.