Por Anderson Borges Costa

Sabe aquele professor cuja aula os alunos curtem? Aquele professor que provoca reflexões? O professor que conversa de igual para igual com os estudantes? Que ouve e entende as angústias deles e que faz as aulas conversarem com a realidade? Pois é, esse professor existe. Pelo menos no cinema. Seu nome é John Keating, o protagonista do filme Sociedade dos Poetas Mortos.

Em uma escola conservadora americana, de valores burgueses, a Welton Academy, um professor de literatura, ex-aluno da instituição, é contratado e passa a chacoalhar as emboloradas estruturas que lá imperam. Suas aulas unem poesia com brincadeiras, esporte com pensamento crítico, autoestima com comunicação e expressão. O problema é que as aulas de Keating (interpretado por Robin Williams), apesar de serem muito saborosas para os alunos, oferecem um amargo sabor ao diretor da escola, aos outros professores e aos tradicionais pais, que veem na didática do professor de literatura uma ameaça à segurança de seus filhos. O professor Keating estimula os alunos a terem ideias próprias. E a irem atrás de seus ideais.

Quando era aluno na Welton Academy, Keating ajudou a criar entre seus amigos uma Sociedade de Poetas Mortos — uma espécie de sarau literário, no qual os colegas liam, discutiam e refletiam sobre poemas. Como professor, observa seus alunos recriarem a Sociedade literária, que é um dos reflexos dos questionamentos que as aulas de Keating provoca nos jovens.

O principal ensinamento incutido nas aulas de Keating é a expressão latina “carpe diem”, que significa “aproveite o dia”, “curta o momento”, “viva o hoje como se não houvesse amanhã”. Imagine o que isso pode causar na mente de jovens adolescentes burgueses reprimidos em um colégio tradicional… Seria muito bom se professores assim existissem também fora das telas. Será que existem? Segure-se no sofá, pois cinema é movimento.

Sociedade dos Poetas Mortos (Original: Dead Poets Society, 1989)
Direção: Peter Weir
Estados Unidos
Elenco: Robin Williams (John Keating), Robert Sean Leonard (Neil Perry) e Ethan Hawke (Todd Anderson)
Confira o trailer do filme no Globoplay

 


Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela Universidade de São Paulo. Professor de Português e Literatura na Escola Internacional St. Nicholas. Escritor, autor dos romances Rua Direita e Avenida Paulista, 22, do livro de contos O livro que não escrevi e de peças teatrais.

Share: