Por Gustavo de Oliveira

A música se apresenta de diferentes formas na vida das pessoas, mas sempre com algum grau de importância. Às vezes ela chega de maneira sorrateira, te deixando totalmente envolvido e apaixonado. E isso influencia a forma como nos expressamos e vivemos. Logo, é impossível negar a relevância que as notas musicais adquirem em nossa vida, dando um certo tipo de sentido à existência de todos, em maior ou menor grau. De qualquer maneira, é impossível negar quanto uma boa música consegue te cercar e não sair da sua cabeça, enquanto embala o seu cotidiano.

Esse é o caso da banda curitibana Tuyo. O grupo musical formado em 2016 passeia pelo afrofuturismo, folk-pop e música ambiente. Suas composições sempre trabalham com a intimidade e a subjetividade, enquanto refletem sobre a liquidez das emoções e relacionamentos humanos, além de debaterem sobre a complexidade da vida adulta e da constante sensação de “não lugar” trazida por essa sensação. Tudo isso sendo feito de forma calma, tranquila e que vai te envolvendo aos poucos. Pelo menos esse é o caso do disco Pra Curar, lançado em 2018.

Logo na primeira faixa, “Terminal”, a banda vai cercando nossa mente com várias sensações e fazendo com que o ouvinte consiga perceber que realmente está vivo. Isso acontece quando beleza, força e leveza juntam-se nas letras e arranjos, formando uma amálgama muito poderosa. E sem a necessidade de soar forte, e sim, verdadeiro, fazendo com que a mensagem seja entregue com o poder que ela necessita. No disco, os títulos das canções possuem um peso especial e guardam muito significado. Como o nome do trabalho indica, as músicas são “para curar” e isso fica bem explícito.

Para sarar as feridas é necessário reagir e talvez embarcar em direções novas e descobrir. A Tuyo propõe esse tratamento pela exposição dos sentimentos de forma cuidadosa. Ao abrir feridas, é necessário cuidado e delicadeza. Porém, sem deixar de lado a visceralidade que esse processo envolve. Encarar a si mesmo, a vida que se leva e a forma como se passa os dias é um exercício individual e a Tuyo foge do comum em letra e melodia, oferecendo uma arte crua e viva.

Permeando por dentro e por fora do ser, pelo que se pode e não pode fazer e pelas nossas forças e fraquezas. Isso é o álbum, uma jornada minimalista pelo universo, em que tudo, dos menores pedacinhos da existência, é contemplado da forma mais bonita e singela possível. É uma demonstração de arte muito humana, em que a música é um instrumento para expor um “eu” e suas contradições. A Tuyo consegue transformar tudo que a vida faz questão de colocar na nossa frente, mesmo que de forma violenta, em um sopro, em uma brisa suave.

Clique AQUI para ouvir a banda Tuyo.


Gustavo de Oliveira
Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca e técnico em administração. Redator desde 2018 com experiência em música e jogos.

Share: