Por Anderson Borges Costa

Março é sempre um mês quente para quem gosta de filmes. É nesse mês que ocorrerá a 94ª cerimônia de premiação do Oscar, que renderá troféus e discussões por vários dias. Para que o Cine Sofá não fique fora dessa conversa, quero comentar sobre o filme que recebeu mais indicações (12 no total) este ano: Ataque dos Cães, em cartaz na Netflix.

Só para dar um gostinho especial, em toda a história do Oscar, nunca um filme recebeu 12 troféus. Os recordistas, com 11 premiações cada, são Titanic (1997), Ben-Hur (1959) e o último filme da trilogia O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). No entanto, posso adiantar que as chances de Ataque dos Cães quebrar ou até mesmo igualar o recorde de prêmios são bem remotas.

Mas o filme é bom. A narrativa começa lenta e com destaque para a bela fotografia rural do estado de Montana, no oeste americano. No entanto, na parte final, o filme esquenta e nos brinda com uma reviravolta digna de um ataque canino. Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons) são irmãos e donos da maior fazenda do estado. O contraste entre eles não poderia ser maior: George é educado, sensível e gentil. Phil é seco, rude e cruel. Quando George se casa em segredo com Rose (Kirsten Dunst), viúva e mãe do jovem Peter (Kodi Smit-McPhee), Phil, incomodado com o casamento do irmão, fará de tudo para abalar a estabilidade conjugal de George. E verá na homossexualidade e nos gestos efeminados do garoto Peter uma maneira de humilhar a cunhada e ameaçar o adolescente.

Phil parece ser o centro do filme até que, no terço final, o personagem de Peter cresce, nos surpreende e aparece em uma cena na qual lê um versículo da Bíblia que traduz a motivação de seus atos: “Livra-me da espada, livra a minha vida do poder do cão”. É impossível não se sentir seduzido pelo final. Ataque dos Cães é daqueles filmes que, ao terminar, ficamos com vontade de revê-lo para perceber em detalhes os caminhos e as escolhas dos personagens. Acho pouco provável que receba mais que uma dezena de troféus no Oscar, mas é certamente um filme que merece ser visto. Segure-se no sofá, pois cinema é movimento.

Ataque dos Cães (The Power of the Dog, 2021)
Direção: Jane Campion
Elenco: Benedict Cumberbatch (Phil), Kirsten Dunst (Rose), Kodi Smit-McPhee (Peter) e Jesse Plemons (George)
128 min. | 14 anos | Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido

Clique aqui para assistir o trailer oficial | Ataque dos cães

Share: