Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

No inferno, Dante e o poeta Virgílio leem a advertência: “Deixai toda a esperança, ó vós que entrais!” O primeiro castigo divino pelos pecados seria renunciar as expectativas de que algo bom aconteceria depois da morte. Mas seria esta punição, concebida pelo poetas, a mais trágica concebida por Deus?

Para aqueles que se destinam ao sofrimento eterno, não existe a possibilidade de alcançar a felicidade no Céu. O terror tomaria conta das almas que não merecem mais a misericórdia, segundo a alegoria apresentada por Dante. Porém, ao ter certeza de que não haveria mais dias bons, algum tipo de tortura seria eficaz aos pecadores ali punidos? Não se desligariam eles do sofrimento e deixar-se-iam levar pelas torturas sem se importarem?

Um famoso filósofo francês, André Comte-Sponville, sugeriu uma releitura na entrada do Inferno: “Enchei-vos de Esperança, é vós que entrais!” Gerar expectativa de um futuro melhor é uma forma de tortura mental eficaz. Condenaria todos os pecadores a viver o sofrimento com a crença numa salvação que jamais viria.

Sábia é a doutrina de Buda, para quem o estado ausente de sofrimentos depois da morte, o Nirvana, é um reconfortante lugar onde desaparecem desejo e esperança. Pela lógica, o Paraíso de Dante deveria ser um convite para a paz da salvação sem possibilidade de entristecimento com expectativas.

 

 

 


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XXVII, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Foto capa de Farah Almazouni/Unsplash
Foto mídia de Nandha Kumar/Unsplash
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