Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti
O medo é o avesso da esperança. Se no medo o que temos é a expectativa de um mal que nos possa ocorrer, na esperança aguardamos por um bem. De modo semelhante, em ambos os casos, nos colocamos numa situação de espera — por um futuro indecifrável. O que temos nas duas situações é uma ocasião de questionamento e incerteza. Poderíamos assumir que a posição esperançosa é uma forma otimista de encarar a vida, e o medo um sinal de pessimismo. Mas vamos assumir como uma verdade inabalável que o futuro oscile em nos entregar coisas boas e más — lembrando que as coisas que nos acontecem não são boas ou más em si mesmas, mas apenas de acordo com o julgamento que fazemos delas e de acordo com nossos próprios desejos. Pois, se assumimos isso, sabemos que ao esperançoso um futuro ruim causará muita decepção. Esperando as glórias dos dias melhores, nada de bom lhe aconteceu e agora está frustrado.
Ao contrário, aquele que espera a desgraça, pois teme o futuro, ficará feliz quando o tempo lhe entregar algo bom. Assim, viver com medo seria uma posição mais otimista que viver com esperança. Ao subestimar o futuro, teríamos mais chances de chegar ao ótimo, já que com o medo nossas expectativas são muito baixas. Ao passo que supervalorizando o futuro, numa atitude esperançosa, temos grande chance de ir ao encontro do péssimo e da decepção, já que almejamos sempre uma melhoria incessante e insustentável.
Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XIV, editora Vozes, 2013.
Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]