Por Ronaldo Campos
Quando termina o período Tokugawa (1603-1868), o poder é transferido imediatamente para o imperador Meiji Tenno, que proclama o Pacto ou Juramento de Cinco Artigos (em março de 1868). Esse pacto tem a finalidade de criar uma moderna estrutura de direito, de organização política e de defesa nacional, sendo que o poder concentrou-se no executivo. Justificando o surgimento do princípio de harmonia e independência entre os três poderes: o executivo, o legislativo eo judiciário.
Assim, foram estabelecidos os artigos que serviram de base norteadora para a instalação da nova política social do Japão. Os compromissos são sintetizados da seguinte forma: 1) Convocar amplas assembleias para resolver assuntos do Estado; 2) Garantir a união de todas as classes, de alto a baixo para a solução de uam estrategia política; 3) Fazer com que o governo, os militares e o povo em geral realizem suas aspirações, impedindo o relaxamento do espírito popular; 4) Destruir os maus hábitos obsoletos e adotar como base os costumes seguidos no mundo; 5) Procurar o saber em todas as partes do mundo com o objetivo de fortalecer os fundamentos do regime imperial.
Após a II Guerra Mundial, todos os esforços do governo japonês foram concentrados na reconstrução da economia do país. Então, declararam como prioridade a recuperação das três mais importantes indústrias japonesas da época: a siderurgia, a construção naval e a geração de energia que deveriam receber as matérias-primas e recursos financeiros para o seu desenvolvimento.
Uma série de aocntecimentos externos contribuiu favoravelmente para o desenvolvimento da economia japonesa: a Guerra da Coreia (1950-1953), a admissão do Japão no Fundo Monetário Internacional e no Gatt (Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) e, sobretudo a Guerra do Vietnã (1963-1973), durante a qual uma grande parcela dos produtos consumidos pelas tropas norte-americanas foi fabricada no Japão, impulsionaram o crescimento industrial e econômico, de forma praticamente ininterrupta durante duas décadas.
Nos próximos artigos, apresentarei uma introdução das técnicas administrativas japonesas, buscando entender como os japoneses administram suas empresas e como essas técnicas funcionam.