Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti
Todo dia é um dia a mais para lembrar. Na memória, tempo e morte ganham nova dimensão. Viver é como um crepúsculo: um entardecer em tons sortidos. E é tão bonito o dia enquanto a noite chega. Por isso é tão bom ver fotografias de um pôr do sol alaranjado: é como se nos reconhecêcemos. Os antigos diziam que a sabedoria, aquilo que se adquire no curso da vida, não é possível no início, mas somente no fim de nosso caminhar — tortuosas, e quiçá gloriosas, veredas. A coruja era, justamente por isso, o símbolo máximo da sabedoria: ave que vê nas profundezas da noite aquilo que nenhum outro poderia, e que alcança o seu voo ao fim do dia, enquanto para os outros há apenas um encontro, sem hora marcada, com as trevas do sono. Assim, dormir seria uma espécie de ensio para a morte. Enquanto a lucidez da vigília e a circunstância da memória — o milagre de lembrar quem somos quando acordamos — seria a circunstância da vida, o lugar em que a vida acontece em suas nuances.
Mas se o esclarecimento sobre o que é a eixtência só acontece às sombras do entardecer, sob o olhar atento da coruja, seria a claridade da vida uma eterna ignorância? Para pensar o dia é necessário a noite. E quanto mais próximos da noite estamos, mais compreendemos o dia ainda presente em nossa memória. A vida não é um sonho, portanto: é um despertar antes do nsono.
Miniensaios de Filosofia, volume: Amor, Existência & Morte, cap. IX, editora Vozes, 2013.
Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
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Foto: Amanda Lucati/Unsplash