Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti
Existir é insistir na vida, é suportar o mundo e prosseguir vivendo.
Em alguns poucos momentos de lucidez percebemos que a existência não é fácil. Ao olhar para o real, sem ingenuidade ou vontade de se enganar, vemos o alto preço de estarmos vivos. A exigência de levantar cedo. A necessidade forçada de dizer “bom-dia” para alguém íntimo que preferimos evitar naquele instante. O martírio de chegar ao trabalho ou à escola. O dever de atingir metas que nos são impostas. A obrigação que se impõe de preocupar-se com vidas que não são suas. A constante diária de que seu corpo muda para uma condição menos privilegiada.
A vida é um fardo. Basta ser humano para constatar isso. É necessário sabedoria para aceitar a vida com suas dinâmicas. Ou ser idiota para ignorá-las.
Promessas de uma vida feliz existem aos milhares. Sempre teremos profetas a nos vender receitas de práticas eficientes e certeiras para uma vida alegre. E sempre haverá desesperados a seguir ingenuamente esses tais profetas. Seitas religiosas, nazismos, programas de qualidades de vida, autoajuda. Sempre uma voz a alardear que a vida é boa e que o erro está em nós: burros, preguiçosos, inferiores ou pecadores.
Existir é difícil, e a tristeza, implacável. E a motivação de prosseguir vivendo deve ser uma esperança simples, pouco racional: a de vencer as agressões da vida.
Filosofar é um sintoma do desconforto que temos diante da nossa existência.
Miniensaios de Filosofia, volume: Amor, Existência & Morte, cap. V, editora Vozes, 2013.
Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]