Por Anderson Borges Costa

Você gosta de séries dramáticas e impactantes? Como jovem neste primeiro quarto do século XXI, é impossível que não passe boa parte de seu dia conectado às redes sociais. Ali acontecem eventos bacanas, filmes, vídeos de influenciadores digitais e sites nas áreas que você mais curte, além de trocas de mensagens com pessoas que você conhece na realidade ou apenas na vida virtual. Mas é na internet também que moram grandes riscos de infortúnios e de contrariedades. É isso que aborda a série Bebê Rena, na Netflix, que tem chamado muito a atenção de jovens e adultos.

Bebê Rena traz a história do comediante Donny Dunn (interpretado pelo ator Richard Gadd). Ele tem a ambição de fazer sucesso com suas piadas, mas, nos poucos eventos de que participa, não consegue atrair muita gente na plateia. E nem consegue fazer o público rir de suas piadas.

Para pagar suas contas, Donny trabalha em um pub, atendendo os clientes atrás do balcão. Ali, ele conhece Martha (interpretada por Jessica Gunning), uma mulher estranha, que se diz advogada de pessoas muito influentes, mas que não consegue escrever duas linhas em um texto sem cometer pelo menos meia dúzia de equívocos ortográficos. Ela não tem dinheiro no bolso, e Donny, talvez por piedade, lhe oferece um chá por conta da casa.

Este foi apenas o primeiro encontro de ambos. Ele parece, ao mesmo tempo, se incomodar e gostar de Martha, que passa a frequentar o bar onde ele trabalha. Nunca tem dinheiro. Sempre toma um chá por conta da casa. Martha insiste em vê-lo, começa a querer controlar os movimentos e decisões de Dunn, mas o acha engraçado. Para um comediante, a risada é o melhor presente.

Quando cai em si, Dunn se vê controlado por Martha. Ele é stalkeado por ela; é perseguido por Martha nas redes sociais, no trabalho e em casa.

A primeira cena da série mostra Donny na delegacia de polícia dando queixa de Martha. O policial não o leva a sério. Mas o caso é muito sério. E Martha é apenas um pedaço da complexa e traumática personalidade de Donny Dunn. A minissérie tem apenas sete intensos episódios, mas o quarto episódio é um divisor de águas na trama. Ficou curioso? Tem mais: essa história é real. E aconteceu com o criador da série, o comediante e balconista de bar Richard Gadd, que interpreta Donny Dunn. Segure-se no sofá, pois cinema também é movimento.

Bebê Rena (no original, Baby Reindeer) (Reino Unido, 2024)
Direção: Richard Gadd
Elenco: Richard Gadd, Jessica Gunning, Nava Mau, Danny Kirrane

Clique AQUI para assistir ao trailer oficial da Netflix.


Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela Universidade de São Paulo. Professor de Português e Literatura na Escola Internacional St. Nicholas. Escritor, autor dos romances Professoras, Rua Direita e Avenida Paulista, 22, do livro de contos O livro que não escrevi e de peças teatrais.

Foto capa: BBC Brasil/Divulgação Netflix
Cena de Baby Reindeer — Foto: Reprodução/Netflix
Share: