Por Anderson Borges Costa
Você gosta de comer em restaurantes legais? E de cozinhar, acha divertido? Então veja esta situação: se você fosse o premiado chef de um dos principais restaurantes do mundo em Nova York, respeitado pela crítica gastronômica, trocaria esse status para cuidar de uma lanchonete suja, gordurosa, caindo aos pedaços, em Chicago, cheia de dívidas, com funcionários desanimados? Pois é exatamente o que faz o personagem Carmen Berzatto. Só que isso é apenas o começo do drama vivido por ele na intrigante série The Bear ou O Urso.
Carmen (interpretado pelo ator Jeremy Allen White) troca o sucesso e o reconhecimento em Nova York pelo sofrimento em Chicago como parte de um movimento interno, uma forma de buscar entender quem ele é e um resgate com sua família disfuncional. A lanchonete em Chicago foi deixada pelo irmão, Michael, em seu testamento. A reconstrução da lanchonete em ruínas nas mãos de um excelente cozinheiro é uma receita pouco apetitosa, com muito sal nos episódios, com algum açúcar e com uma pitada enorme de criatividade.
O início da série nos apresenta uma grande panela no fogão da lanchonete: suja, barulhenta e fervendo, ou seja, pronta para explodir. É uma metáfora para o drama que Carmen vive.
O elenco é cativante. Dentro da cozinha vemos Richie (Ebon Moss-Bachrach), que cuidava da lanchonete antes da chegada de Carmen. Richie tem uma personalidade forte, é explosivo e briguento; a jovem Sydney Adamu (Ayo Edebiri) é ambiciosa, mas não tem experiência; e Tina (Liza Colón-Zayas), que tem experiência, tem idade, mas não aceita ordens de quem acabou de chegar de Nova York. Mas The Bear não se resume à cozinha da lanchonete.
Ao oferecer alimento para seus clientes, Carmen se encontra na fome de uma vida errática e que não o sacia. É recomendável jantar antes de mergulhar nesta série deliciosa.
Segure-se no sofá, pois cinema também é movimento.
O Urso (The Bear, Estados Unidos, 2022)
Direção: Christopher Storer
Elenco: Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach e Ayo Edebiri
Clique AQUI e assista ao trailer oficial
Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela Universidade de São Paulo. Professor de Português e Literatura na Escola Internacional St. Nicholas. Escritor, autor dos romances Professoras, Rua Direita e Avenida Paulista, 22, do livro de contos O livro que não escrevi e de peças teatrais.