Por Giovanna Lopes

E aí gente, tudo bem com vocês? Hoje estamos aqui com mais um episódio da série: convivendo em conjunto. O assunto é: conflitos ocasionais pela falta de ética. Eu pensei mil vezes sobre como abordar esse assunto, se deveria deixar às linhas o peso dos meus sentimentos, mas não, essa conversa é próxima e deve ser discutida por todos. As pessoas necessitam, de uma vez por todas, tomar um chá de ‘Semancol’ e empatia.

Galera, o papo é simples, vocês sabem o que é ética? Vocês se perguntam: “os reflexos das minhas ações prejudicam os outros?” Pois é, isso é muito importante. Basicamente, a ética é o limite, até onde suas ações atrapalham o outro. Aposto que quando alguém faz algo que lhe incomoda ou prejudica, você instintivamente entra na defensiva, e se isso é um padrão cotidiano, a convivência com a outra pessoa se torna insuportável, até que, não haja mais como dividir o mesmo espaço. Vamos nos tocar, né? Uma amiga me ligou ontem para me contar o que a ocorreu: “Um domingo desses, bem ao innício do isolamento, eu estava em casa, moro com os meus avós e tia, enfim, sem que me dissem nada, minha tia e minha avó marcaram um churrasco com vários convidados da família, literalmente ignorando todas as indicações do Ministério da Saúde, desrespeitando e colocando em risco a saúde dos meus avós que já são idosos, dos vizinhos e de muitos terceiros”.

Imagine só, você está seguindo as orientações direitinho, vem um vizinho sem noção e faz uma festança. Se uma das pessoas estiver contaminada com o vírus, todas as que estão no local podem se contaminar e contaminar suas respectivas famílias. As pessoas estão abstraindo. Gente, vamos pelo amor de Deus, nos colocar no lugar dos outros? Por favor, é o mínimo!

Bom pessoal, por hoje é isso, este episódio serve para los mostrar como a falta de ética pode criar diversos conflitos, e estes, podem ser evitados com uma pitada de noção. Somos responsáveis por nossos atos e seus reflexos. Por estes motivos, a discussão sobre o assunto é cricial. Sente-se, converse, diga o que lhe incomoda, e com respeito, tudo se resolverá. Um beijo e até semana que vem.


O texto “Roteiro para podcast”, escrito por Giovanna Lopes, ficou em 2º lugar na 4ª Edição do Projeto Escrita, realizado pela INSPIRE-C em novembro de 2020. Clique aqui para saber mais sobre o concurso!

Share: