Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Morrer é o destino implacável de todo ser humano. E a finalidade última de tudo aquilo que perece. Antes de termos nascido para amar, correr, voar e sentir saudades, nós nascemos para morrer.

Viver uma vida só, sabendo ser esta a nossa última, é o maior desafio de todos os desafios humanos. Porque a morte nos obriga a viver. E nos abriga dentro da vida, e dentro daquilo que é possível chamar por seu nome. E nos ensina a viver hoje, porque o presente é a única certeza. Cada dia é um dia a menos da vida que poderíamos ter vivido.

Atravessando toda possibilidade de nos realizar é que descobrimos que não é possível a vida sem que a morte apareça. Vida e infinito são contradições em termos. Porque o infinito é um lugar em que não se chega. E a vida sempre a nos conduzir para tudo e em tudo a mesma convicção: a morte.

Não nos enganemos sobre a imprevisibilidade do futuro: o futuro não é incerto, pois sempre se soube o que espera. A vida é que é incerta em sua fragilidade. Não a morte.

Mortos, já não seremos nada e, enquanto somos, é preciso forjar nossa epígrafe, nossa última palavra — ou retrato — daquilo que fizemos desta vida. Gravada nas memórias de outros — e na lápide de pedra — nossa ausência far-se-á presente, pois é da morte, como mel, que extraímos a vida.

E porque somos gulosos, a morte hoje, para que se perceba que não há amanhã para o viver.


Miniensaios de Filosofia, volume: Amor, Existência & Morte, capítulo III, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Share: