Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Debaixo da árvore de Natal as crianças contemplam o piscar das luzes, sobre o presépio e seus símbolos místicos, na esperança de receber os presentes. A mente pueril fantasia, e a ansiedade reina, nesta época do ano.

Os desejos em relação aos presentes começam um mês antes. Surge a preocupação de passar de ano na escola — fórmula consagrada para agradar o “bom velhinho”. Há o passeio com os pais em busca de uma bela árvore de natal. Compram-se gostosuras para a ceia. Visitam-se lojas para fazer, pessoalmente, os pedidos ao Papai Noel. Assiste-se, em família, a um filme sobre o Natal cheio de amor e mensagens bonitas. Na igreja, as crianças escutam a história do nascimento de Cristo: um homem bom, cercado de anjos, salvador da humanidade, que nasceu em um estábulo e ganhou presentes de três reis magos.

Na noite de Natal toda família se reúne. A euforia cresce com a chegada dos presentes e das outras crianças. Brincadeiras, comidas e expectativas. Depois da ceia, os presentes. Dificilmente se ganha o que se quer. Quem sabe, no próximo Natal, consigam o que desejaram… Esperanças renovadas para uma próxima festa.

Toda criança percebe em seu íntimo que o melhor do Natal não está nos presentes, mas nas expectativas e rituais que se repetem nessa data tão especial. É quando a esperança se torna boa nela mesma, não se restringindo à conquista daquilo que se deseja.

 


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XXIV, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Foto capa de Christian Bowen/Unsplash
Foto mídia de Chris Benson/Unsplash
Foto mídia de Mike Arney/Unsplash
Share: