Texto ARTHUR MEUCCI e FLÁVIO TONNETTI

A morte é um projeto. Sendo o avesso da vida, a morte nos revela tudo. Pense nos mais velhos: observam nos mais jovens crianças que brigam por brinquedos sem importância, em discussões sem nexo: observam a vitalidade naqueles para os quais o tempo é excesso e não falta. Mas acontece que a vida não é excesso, a vida é o que sobra. Por isso que a vida só acontece no fim, pois podemos medir sobre o que sobrou daquilo que fomos. Nosso projeto de vida não está na incerteza do futuro, mas na certeza do que passou.

É na leitura de nosso passado que podemos definir nós mesmos. É somente a partir da narrativa de nossas próprias existências, quando a morte já se faz presente e quando o fim do tempo se anuncia, e avisa que já estamos no fim, que podemos reinterpretar quem nós fomos. E ao descobrir os maiores segredos da vida — da nossa própria vida — desejamos ensiná-los aos mais jovens que nós, aqueles com dez, doze, vinte e oito ou cinquenta anos. As nossas crianças, que por demais mimamos, desejamos ensinar o que significa viver.

Como uma pantera, tentaremos fincar nossas garras no chão da existência, enquanto o tempo, nos puxando pela cauda, vai tirando-nos do terreno de nossa própria jaula. E assim, sem nos darmos conta de nada, vamos deixando as marcas, de nossas garras, nas existências dos outros.


Miniensaios de Filosofia, volume: Amor, Existência & Morte, cap. XXII, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Diagramação RONALDO CAMPOS

Foto de Camila Damasio/Unsplash

Share: