Por Marcella Erédia e Natasha Lima
Filmes baseados em fatos reais, na maioria dos casos, são sinônimo de boas produções. Sejam biografias ou recriações de eventos, eles exigem grande dedicação e empenho das equipes de produção.
Diferente dos filmes de ficção, nesse gênero os efeitos, tecnologias e ferramentas utilizados têm o objetivo de convencer da veracidade dos fatos como forma de homenagem ou registro de acontecimentos.
No Cine Sofá deste mês, trazemos dois filmes que cumprem bem esse papel. O primeiro, Prenda-me se For Capaz, conta a história de um dos maiores vigaristas dos EUA nos anos 1960, Frank Abagnale. O segundo, Ford Vs Ferrari, narra o momento em que a grande montadora Ford decide investir no ramo automobilístico como estratégia de marketing e, por isso, entra em uma disputa acirrada com a conhecida montadora italiana Ferrari.
Aproveite a oportunidade para conhecer, ou assistir de novo, essas duas grandes produções em que a arte imita a vida. Afinal, não podemos esquecer que estamos cercados por eventos e histórias espetaculares. Basta olhar com atenção.
Prenda-me se For Capaz (2002)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Leonardo DiCaprio (Frank Abagnale Jr), Tom Hanks (Carl), Christopher Walken (Frank Abagnale), Amy Adams (Brenda) e Martin Sheen (Roger)
Disponível na Netflix, no Telecine Play e no NOW
O filme é baseado na história verídica de Frank Abagnale Jr., um jovem norte-americano que, durante os anos 1960 e antes de completar 20 anos de idade, tornou-se um dos maiores vigaristas do país, acumulando fraudes bancárias e crimes de falsidade ideológica.
Frank era extremamente inteligente e carismático. Ele identificava brechas do sistema e rapidamente se adaptava às situações para obter vantagens. Um de seus maiores feitos foi ter se passado por um piloto da extinta Pan Am (Pan American World Airways), viajando para diversos lugares enquanto se aproveitava dos benefícios oferecidos pela empresa.
Como nenhum crime é perfeito, com o tempo, suas fraudes começaram a ser identificadas. Mas Frank também era especialista em se esconder e realizar grandes fugas. Situações pitorescas que, sem grande esforço, tornaram-se parte de um roteiro de Hollywood.
O antagonista dessa história é Carl Hanratty, um agente do FBI que, apesar dos anos de experiência, encontra dificuldades para prender o jovem criminoso. A personagem também é inspirada em uma pessoa real, Joseph Shea, que foi o responsável pelo caso Abagnale e outras importantes investigações da época.
Para além das cenas de ação e criminalidade, o filme também traz algumas reflexões. A relação de Frank com os pais, por exemplo, mostra como as lacunas afetivas e psicológicas da infância afetaram sua vida adulta. Afinal, suas ações são notadamente marcadas por uma eterna busca por aprovação.
Outro aspecto interessante é o contraste entre Frank e Carl. O primeiro, um vigarista, é a representação do antiético, aquele que não pensa coletivamente e age em benefício próprio. Já o segundo, um representante da lei, não mede esforços para que o desertor seja submetido às regras do Estado.
Por essas e outras, Prenda-me se For Capaz é um filme completo, cheio de ação e reviravoltas. Uma história real baseada nas mentiras de Frank Abagnale Jr.
Ford Vs Ferrari (2019)
Direção: James Mangold
Elenco: Christian Bale (Ken Miles), Matt Damon (Carroll Shelby), Tracy Letts (Henry Ford II), Josh Lucas (Lee Iacocca) e Jon Bernthal (Leo Beebe)
Disponível no Telecine Play
Baseado em fatos reais, o filme se passa na década de 1960, quando Henry Ford II, convencido por seu executivo de marketing, Lee Iacocca, decide entrar no mercado de corridas automobilísticas a fim de se reinventar e bater de frente com a já consolidada no ramo Ferrari. O objetivo é montar um carro capaz de vencer a tradicional e desafiadora 24 Horas de Le Mans, na França — até então liderada pela escuderia italiana.
A nova equipe é contratada sob o comando do ex-piloto e designer de carros Carroll Shelby, um dos únicos norte-americanos a ter vencido o percurso, em 1959. Ele monta um time de engenheiros talentosos e pede ajuda de seu amigo, o mecânico e piloto britânico Ken Miles. Um gênio nas pistas e apaixonado por carros, Miles era considerado por alguns uma pessoa de temperamento difícil, mas dominava as corridas como poucos.
O filme acompanha não só a criação do carro perfeito — e sua consolidação com o Ford GT40, em 1966 —, mas principalmente o backstage das competições da época. Com pouca tecnologia e circuitos difíceis, era preciso coragem e talento genuíno para lidar com os obstáculos, dentro e fora das pistas.
A produção foi elogiada pelo público e pelos críticos, em especial pela construção dos cenários e sonoridade incrível dos carros. Uma curiosidade é que, devido às mudanças que a Le Mans sofreu no decorrer dos anos, não foi possível usar o local nas gravações. O diretor James Mangold explica que foi necessário lançar mão de cinco a seis locações diferentes, incluindo uma pista de avião.
Ford Vs Ferrari tem boas interpretações, cenas precisas e ação na medida certa. Trata-se de uma verdadeira homenagem aos esportistas e profissionais que estão por trás do glamour das competições, em especial o talentoso Ken Miles e o visionário Carroll Shelby.