Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Muitos dos que pretendem utilizar a razão para achar um sentido no mundo se equivocam. Tropeçam, já no início, com suas ignorâncias convertidas em objeto de pesquisa. A razão é o próprio sentido de tudo, e nada tem sentido fora dela.

Os homens são somente seres naturais como os cães, os pássaros e as árvores. Em nada superior ou inferior aos objetos inanimados como a pedra, a madeira ou a água. As coisas existem pelo acaso da matéria. Nada no mundo possui uma finalidade própria, um sentido para estar onde estão. São acidentes de átomos e genes formados segundo uma sorte qualquer.

É a razão humana, com sua necessidade de entender o mundo segundo sua própria lógica, que busca atribuir sentido a tudo. Arbitrariamente classifica o real inserindo noções de tempo, espaço e causalidade. Mostra finalidades nas árvores, nos átomos e nas estrelas que não são reais. Seria a função do Sol – que surgiu antes mesmo dos seres vivos aparecerem – ser criado para nos aquecer e iluminar? As árvores existem antes de nós par afornecer madeira e fruto? Alucinações da razão humana. O pseudocaos que forma o universo, desprovido de causas ou racionalidade, coloca-se como afronta perante suas pretensas capacidades de racionalizar.

O sentido é uma imposição arbitrária usada para explicar as coisas. A razão, sem essência, coloca-se como entrave – que nos impede de conhecer o mundo como ele realmente é.


Miniensaios de Filosofia, volume: Desejo, Vontade & Racionalidade, cap. IX, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Foto de Randy Jacob/Unsplash
Share: