Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Do ponto de vista da possibilidade, podemos conceber o que quisermos.

Qualquer ideia maluca pode ser por nós realizada. Podemos ser astronauta ou presidenta, miss ou porta-bandeira. Cantor de rock ou ator de cinema. Atacante da seleção brasileira. Namorada de contrabandista ou advogada. Ou podemos ser faxineiros em um mundo em que qualquer trabalho seja digno. Sabemos que do ponto de vista da lógica qualquer destino poderá ser construído. E qualquer mundo é um mundo possível.

Mas vivendo na condição humana, que é uma condição de finitude, de morte, temos que enquadrar nossos desejos dentro daquilo que é possível fazer. Se por um lado podemos trilhar qualquer caminho, não teremos todo tempo preciso. Possiblidades distantes de nossa condição atual, de nosso ponto de partida, requerem muito tempo, um tempo que não temos. O infinito não está ao nosso dispor.

Desse confronto entre as possibilidades do desejo e a finitude humana surge a angústia.

Não podemos ser rainha e secretária, médica sem fronteiras e técnica da receita tributária ao mesmo tempo, no curso desta vida, sofreremos a frustração de nossos desejos.

Escapar da angústia torna-se então um desafio para a racionalidade humana. Nossa única alternativa é fazer escolhas: dentre tudo que é possível, tenho que encontrar um caminho e me responsabilizar pelo que sinto, assumindo os riscos daquilo que quero.

Viver é deliberar.


Miniensaios de Filosofia, volume: Desejo, Vontade & Racionalidade, capítulo II, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Share: