Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Somos os filhos do medo; nosso parceiro em vários momentos da vida, constituidor de nosso caráter e de nosso modo de agir. Junto com o amor, o medo está na origem de nossa relação com o mundo.

Nascemos chorando, aterrorizados com uma existência fora da proteção do útero. Sentimos a dor do parto, o frio do ambiente, as luzes machucando nossos olhos e a possibilidade imediata de sofrer até morrer. No colo tranquilizador, oferecido pelo amor de nossas mães, sabemos que sem seus braços podemos cair, nos desfazer ou morrer, sem amparo. Na segurança materna nos protegemos de uma infantil fantasia aniquiladora.

Quando crescemos, sentimos outros medos que também participam de nossa personalidade. A punição pelas nossas atitudes erradas, a rejeição dos outros por sermos quem somos — e do modo que somos —, a vergonha da crítica alheia, o horror de sermos violentados, as angústias sentidas pela possibilidade do fracasso, o terror de ficar sozinho ou de ser perseguido. Todas estas angústias preocupam nossos pensamentos e influenciam na maneira como nos relacionamos com o mundo.

A forma como lidamos com o medo revela muito sobre nós mesmos. Há quem tenha raiva e coragem para enfrentá-lo, há os prudentes que pensam na melhor maneira de controlá-lo e há os que se acovardam quando se deparam com uma ameaça. Nossa pastura diante da vida é uma resposta aos medos que nos marcam.


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, capítulo V, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Share: