Texto | ARTHUR MEUCCI e FLÁVIO TONNETTI

Quem duvida não tem fé. E quem não tem fé é incapaz de dedicar-se ao mundo e ao outro com amor. A tripla função de fé, esperança e amor, presente no texto bíblico, não é, portanto, trivial. São pilares de uma vida justa, de uma vida boa. A segurança de viver sob um desígnio, em plano maior que por vezes desconhecemos, é que dá a fé sua solidez. Se a dúvida lhe afasta de seu destino – que pode ser vislumbrado como um destino virtuoso — a fé o recoloca no caminho. O agir depende desta convicção, de que é possível realizar o milagre da vida. E que se há milagres, não há limites para a felicidade. A esperança só pode realizar-se como esperança de ser feliz. E que tipo de felicidade seria para nós e em nós possível?

A felicidade do encontro com o amor em seus vários matizes. Esperança e amor se retroalimentam, e juntos são sustentados pela fé. Da fé brota a certeza de poder viver um futuro com o outro, a fé num destino irmanado, de se por junto com aquele a quem se ama — no sentido amplo, de nos amarmos a todos como irmãos e irmãs; e no sentido restrito, de amarmos um parceiro ou parceira. Do amor brota a doação, no sentido de entregar-se ao outro dando a si mesmo sem pedir nada em troca. Neste instante a fé, que reúne tudo, se confunde com a caridade — pois é certeza de realização plena. Entrega-se é o caminho para a certeza.


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XXX, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Diagramação | RONALDO CAMPOS
Foto de Gabriel Cattaruzzi/Unsplash

Share: