Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Desejo, Vontade & Racionalidade

O estudo é a expressão da vontade. Estudar é para os fortes, para quem possui coragem, resistência e respeito à humanidade. Precisa-se de força de vontade para controlar o corpo e direcioná-lo para uma atividade difícil, pouco atraente e, muitas vezes, desconfortável.

O bom professor se esforça não só para estudar e se especializar, mas também para trabalhar. Com condições adversas no âmbito profissional, salários insuficientes e caos institucional, os problemas que enfrentam exigem determinação, vontade dupla para fazer do seu trabalho uma contribuição séria e significativa.

Já o bom estudante se esforça para realizar sua vontade de aprender. Sofre com as dificuldades da matéria, com as sensações de tédio, desconforto e com colegas de classe que prejudicam o bom andamento da aula. Escolhe renunciar à brincadeira e ao entretenimento imediato em prol de uma cultura que o fará melhor.

Estudar é difícil por natureza, constatação que muito educares distorcem no esforço de vender a ilusão de um ensino baseado na suposta alegria em aprender. O ensino oferece mais do que informação, ele exercita o autocontrole, a disciplina, a responsabilidade e o respeito ao outro.

A verdadeira força de uma pessoa está na sua vontade de estudar, em sua busca por um nível de sabedoria em que renuncia sua animalidade, capacitando-se como sujeito pleno de humanidade.


Miniensaios de Filosofia, volume: Desejo, Vontade & Racionalidade, capítulo XXX, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Share: