Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

Ética, Medo & Esperança

Fazer escolhas — e agir — é necessário. Diante de uma escola quase infinita de possibilidades, devemos tomar decisões que afetam não só a nossas vidas, mas também a daqueles que se relacionam conosco. Namorar ou continuar só? Trabalhar ou estudar? Insistir no aluguel ou pagar mais pela casa própria? Inúmeras são as circunstâncias da vida que exigem de nós algum nível de confiança no porvir.

Confiar é uma emoção originada na esperança de se entregar positivamente para o mundo. Só arriscamos emprestar dinheiro quando temos a expectativa de recebê-lo de volta. Aventuramo-nos a viajar de avião quando acreditamos que ele não cairá. Abordamos quem amamos quando imaginamos conseguir seu afeto 

Não há uma experiência humana que exija, ao mesmo tempo, tanta confiança em nossas capacidades e no ambiente do que aprender a andar. Nela, a criança se arrisca para alcançar aquilo que deseja sem a ajuda direta dos pais. Reparemos seu receio em se arriscar, seu medo de cair e sua imensa vontade de vencer o desafio. Para cada passo frágil, cheio de esperança e medo, um olhar em direção aos pais na busca da confiança em seu sucesso. Presença familiar que instaura uma autoestima realizadora.

Para cada tentativa de se abrir para o mundo há uma certeza íntima de sucesso. Haverá alguém ao nosso lado, ou dentro de nós, que nos motivará a arriscar nas adversidades e incertezas. Confiar é apostar no incerto.


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, capítulo VI, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Share: