Por Arthur Meucci e Flávio Tonnetti

O medo é o irmão mais velho da esperança. Ambos possuem uma mesma mãe, o desejo, e uma mesma cobiça, o futuro. Sentimentos distintos, mas entrelaçados por uma lógica afetiva.

Geralmente definimos o medo como uma expectativa de encontro com um mundo hipoteticamente triste. Damos como certa uma fantasia de uma vivência entristecedora, como o possível término de um namoro após uma briga, a perda do trabalho em uma crise econômica, o mau desempenho em uma prova por não ter estudado bastante ou a morte de um ente querido em estágio avançado de câncer. Como não temos certeza, cabe sofrermos com a expectativa de que algo ruim aconteça.

Em oposição ao medo, definimos a esperança como uma expectativa de encontro com um mundo hipoteticamente alegre. É a crença em um sonho alegre que está por vir, como a esperança de se casar com quem namoramos, como o da promoção por metas alcançadas ou a alegria com o filho que está para nascer. Desejamos uma boa vida no porvir, e a esperança mantém nossas decisões visando um futuro que valha a pena.

Afetos tão divergentes nos fazem viver na expectativa de um futuro hipotético, que não podemos controlar. Por isso, medo e esperança necessariamente os angustiam pela ignorância e nos alienam da vida presente. A vida com medo acompanha a esperança de que não ocorra a tristeza, e a vida com esperança carrega o medo de não se concretizar uma possível alegria.


Miniensaios de Filosofia, volume: Ética, Medo & Esperança, cap. XX, editora Vozes, 2013.

Arthur Meucci
Bacharel, Licenciado Pleno e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão em Filosofia do Cinema pelo COGEAE/PUC. Possuí formação em Psicanálise; Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávio Tonnetti
Bacharel e mestre em Filosofia pela USP, doutor em Educação pela mesma instituição, com tese sobre educação e tecnologia.
Professor da Universidade Federal de Viçosa.
contato: [email protected]

Foto: Priscila Almeida/Unsplash
Share: